O que faz um Auditor-Fiscal da Receita Federal?

Conheça as atribuições do cargo e saiba mais sobre o concurso da Receita Federal. Confira o que faz um Auditor-Fiscal e como começar sua preparação para o próximo edital.

Conheça o curso da Casa para Auditor-Fiscal

No artigo de hoje, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a carreira de Auditor-Fiscal da Receita Federal. Você tem interesse no assunto? Então, se ligue nas informações que trazemos para você.

O último concurso da Receita Federal foi realizado em 2014 e abriu 278 vagas para o cargo de Auditor-Fiscal, que exige curso superior completo em nível de graduação. Abaixo, listamos algumas das principais atribuições do cargo. Confira:

Atribuições

As atribuições do cargo de Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil correspondem àquelas previstas no Art. 6º da Lei n. 10.593, de 6/12/2002, alterada pela Lei n. 11.457, de 16/3/2007, e no Decreto n. 6.641, de 10/11/2008.  São elas:

  • constituir, mediante lançamento, o crédito tributário e de contribuições;
  • elaborar e proferir decisões ou delas participar em processo administrativo-fiscal, bem como em processos de consulta, restituição ou compensação de tributos e contribuições e de reconhecimento de benefícios fiscais;
  • executar procedimentos de fiscalização, praticando os atos definidos na legislação específica, inclusive os relacionados com o controle aduaneiro, apreensão de mercadorias, livros, documentos, materiais, equipamentos e assemelhados;
  • examinar a contabilidade de sociedades empresariais, empresários, órgãos, entidades, fundos e demais contribuintes, não se lhes aplicando as restrições previstas nos arts. 1.190 a 1.192 do Código Civil e observado o disposto no art. 1.193 do mesmo diploma legal;
  • proceder à orientação do sujeito passivo no tocante à interpretação da legislação tributária;
  • supervisionar as demais atividades de orientação ao contribuinte.

Concurso Receita Federal

O concurso da Receita Federal deve ser dividido em duas etapas. A primeira etapa, dividida em três partes, é composta pelas Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais, Prova Objetiva de Conhecimentos Específicos e Prova Discursiva. Na segunda etapa, será realizada a Sindicância de Vida Pregressa. Para mais informações, acesse o edital do último concurso, no site da Casa.

Como me preparar para o concurso?  

Você não precisa esperar a publicação do edital para começar a sua preparação. O pedido de um novo concurso para a Receita Federal já está em análise e você pode começar seus estudos agora mesmo. Estude com a Casa e saia na frente dos concorrentes! Aqui, você conquista a vaga no concurso dos seus sonhos!

Seja Auditor-Fiscal da Receita Federal

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *