Como manter uma rotina de estudos durante a quarentena

Confira cinco dicas práticas para você não deixar o foco e a motivação de lado.


A pandemia de covid-19 gerou diversas mudanças no comportamento e na rotina de cada um. Com o isolamento social, novos ritmos de vida se estabeleceram e, desde então, alguns concurseiros têm sofrido para se readaptar e manter os estudos em dia. Por isso, hoje preparamos um artigo com dicas práticas para você não deixar o foco de lado!

Compreenda qual é o seu propósito

Entender o real motivo que faz você querer passar em um concurso público é o primeiro passo. Independentemente de você ter iniciado ou não a sua preparação, é essencial saber o que move você rumo à aprovação. Abaixo, separamos alguns dos motivos mais comuns para investir na vida de concurseiro:

  • Estabilidade profissional
  • Plano de carreira
  • Carga horária
  • Benefícios 
  • Remuneração
  • Carreira dos sonhos


Visualize o seu futuro

Depois de compreender o que você deseja com o cargo público que escolheu, é hora de se ver nele! Imagine você ocupando esse posto e cumprindo as suas futuras tarefas. Para ajudar, vale, por exemplo, imprimir alguma imagem que remeta ao órgão em questão, desenhar ou apenas fechar os olhos e se enxergar lá. 


Lembre-se que a motivação já está em você

Às vezes, falta aquela dose extra de motivação para sair do sofá e começar efetivamente a estudar. No entanto, esperar o momento ideal não é a melhor opção, afinal, você é quem os cria. A nossa principal dica aqui é deixar a preguiça ou as inseguranças de lado e começar aos poucos. Levante, lave o rosto, faça um café e comece a se dedicar!  


Roteirize seus estudos

Manter a disciplina é mais fácil quando já temos tudo organizado. Para facilitar esse processo, é importante se ater a detalhes como as matérias que caem na prova e a banca do concurso. Depois de ter isso claro, vale a pena investir em métodos como os ciclos de estudos

Você pode complementar sua organização e se preparar para o próximo dia desta forma: 

#1 Responda à pergunta “o que eu aprendi hoje?”
#2 Confira qual matéria você estudará no dia seguinte
#3 Estabeleça cinco focos principais (assistir a videoaulas, resolver questões, fazer mapas mentais, etc.)
#4 Defina três coisas que você vai evitar (distrações, ansiedade, não cumprir os objetivos, entre outros)


Consuma conteúdos que incentivam você a continuar

E aqui não estamos falando somente das aulas, ok?! Vale também recorrer àquelas pessoas e perfis que inspiram você para além das provas. Eles também ajudam a relaxar um pouco nas pausas entre uma matéria e outra. Cerque-se de boas referências e cases de sucesso! 

Gostou das nossas dicas? No Instagram da Casa, você encontra um IGTV com a profª. Raquel Peruzzo e o coach Gil Nogueira Gil com mais dicas para manter a motivação neste período. Você também pode conferi-lo na íntegra abaixo: 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *