4 passos para começar 2019 arrebentando nos concursos

Quer começar seu ano de estudos com o pé direito? Os professores da Casa se anteciparam e prepararam dicas que ajudam você a sair na frente.

Tem dica na área! O ano está chegando ao fim e agora pode ser um bom momento para começar a pensar nas resoluções de ano novo. Pensando nisso, os profs. da Casa elaboraram um passo a passo para ajudar você a conquistar o sonho da aprovação em 2019. Sim, a seguir você confere as melhores dicas para começar o novo ano mandando bem nos estudos para concursos.

Quer saber quais os conselhos dos nossos mestres para você arrasar nas provas? Dê só uma olhada:

Defina uma carreira e foque nos concursos dessa área
Foco é essencial para quem decide estudar para concursos. Segundo o professor de Informática, Márcio Hunecke, é importantíssimo definir suas metas. Para isso, um bom passo é pensar em alguma carreira ou área específica levando em consideração o que você gosta de fazer ou a profissão que imagina exercendo.

A professora de Direito Administrativo, Tati Marcello, complementa: “escolha determinada área (por exemplo, tribunais, bancos, carreiras policiais, carreiras fiscais etc.) e foque nesses concursos, já que, certamente, terão conteúdos afins; assim, você estuda para um e aproveita toda a base para os demais”.

Organize seus estudos
O segundo passo é definir como você irá estudar. Nessa hora, a profª. Tatiana Marcello lembra que é importante certificar-se de que os materiais (aulas, apostilas, questões, livros, etc.) tenham todo o conteúdo de que você precisa. Isso evita que você imprima todo e qualquer material que achar pela frente e se perca depois.

Outra parte importante, segundo o prof. Márcio, é utilizar tecnologias como WhatsApp e Facebook para melhorar seus estudos, não para fugir deles. Sim, grupos de whats para compartilhamento de conteúdos podem ser aliados dos concurseiros.

O professor de Administração, Rafael Ravazolo, recomenda elaborar um cronograma de estudos: “Crie um plano de estudos, com dias e horários para cada matéria. Isso te ajuda a criar uma rotina de aprendizado. Cronograma é a ferramenta mais básica para organizar os estudos, você é obrigado a ter um”.

Revise o que você aprendeu
Resumos podem ser uma boa forma de rever os conteúdos que você aprendeu. De acordo com a professora de Redação, Maria Tereza, eles servem como primeiro passo, principalmente caso você preste concurso em que a prova discursiva seja uma das etapas.

Mas como fazer uma boa revisão durante os estudos? O professor Ravazolo ensina passo a passo:
assim que acabar seus estudos, pegue 20 minutos para rever as anotações e principais conceitos do dia;
no dia seguinte, antes de começar a próxima matéria, use 20 minutos para rever os conceitos e anotações do dia anterior;
semanalmente (pode ser no sábado ou domingo), reserve 2 horas para rever os conceitos, anotações da semana e questões;
mensalmente, faça uma revisão geral e um simuladão para identificar possíveis pontos fracos. Ajuste seu cronograma para aumentar os estudos das matérias com pior desempenho.

Essa também é uma dica da professora Maria Tereza: “Faça muuuuuitos testes. Na Casa das Questões, há mais de 50 mil. Comentadas. Mas intercale: é necessário variar o conteúdo dos exercícios realizados”. Que maravilha, não?!

Dê um descanso para a mente de vez em quando
Aquela paradinha de leve na rotina de estudos também faz diferença. A profª. Tati Marcello alerta: “é muito comum a pessoa ir estudar e se distrair pensando no lazer; e quando vai para o lazer não aproveita porque fica pensando nos estudos”. Por isso, segundo ela, é bom estudar no horário de estudar e aproveitar os momentos de lazer para ter uma mente saudável para absorver todo o conteúdo.

O dia a dia também é importante. A professora Maria Tereza sugere que você leia, durante 20 minutos todos os dias, aquilo que lhe dá prazer. Não vale livro didático! Confira outra dica valiosa da profª.: “a cada 30 minutos (mais ou menos), levante-se, alongue, beba água (só café não vale). Mente esperta, espinha ereta e coração tranquilo”.

Com esse super artigo, é impossível não aproveitar melhor sua rotina de estudos. Partiu conquistar a aprovação?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *